SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho.

A semana da SIPAT é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças do trabalho. A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), devendo ser obrigatoriamente realizada todo ano. A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA – letra O: “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”. É muito importante que a CIPA se organize com antecedência para tratar dos assuntos da SIPAT, pois neste evento é possível detectar diversas necessidades da empresa que possam ser supridas durante e após a SIPAT.

Objetivos da SIPAT

Que fique bem claro que a SIPAT não deve ser encarada como só mais uma semana de atividades ou pior, uma semana de festas internas. A definição de SIPAT é bem clara: Ser uma semana voltada para orientação e reflexão quanto à segurança e qualidade de vida do funcionário. Infelizmente, muitas empresas ainda não encaram este evento como uma excelente oportunidade de reforçar todo o trabalho de saúde e segurança já realizado durante todo o ano internamente.

Qual a duração da SIPAT?

Como o próprio nome já diz, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho deve ser realizada durante 1 semana toda, 1x ao ano, obrigatoriamente. Isto não quer dizer que, necessariamente, a empresa deve realizar palestras em todos os dias da semana. O que é necessário para cumprir a legislação, é que a empresa faça campanhas de orientação e conscientização durante 1 semana (em qualquer época) por ano.

A partir de quantos funcionários a empresa precisa fazer SIPAT?

A legislação não determina exatamente o número mínimo de funcionários para que haja a SIPAT. A SIPAT deverá ser realizada sempre que houver instalada a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A NR 5 diz que, deve constituir CIPA a empresa que tem “empregados” regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Portanto, se a empresa não possui empregados registrados, não há necessidade da CIPA, mas mesmo assim, a empresa pode designar um funcionário como o responsável pelos assuntos relacionados a esta NR.

Existe algum tema obrigatório para se tratar na SIPAT?

A NR 5 não menciona nenhum tema obrigatório para ser realizado durante a semana da SIPAT. Nem mesmo o tema HIV/AIDS. O que a NR 5 diz, é que, a partir do momento em que haja a CIPA na empresa, é de sua responsabilidade a realização da SIPAT e uma campanha voltada para HIV/AIDS.

“5.16 A Cipa terá por atribuição: p) participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Prevenção de Aids”.

O que muitas empresas fazem é realizar as 2 atividades em conjunto, assim, cumprem rigorosamente a legislação. Porém, vale ressaltar que, fica a critério da empresa fazer o tema Aids ou não durante a semana da SIPAT.

Como fazer uma SIPAT?

Agora que você já aprendeu a definição sobre o que é SIPAT e seus objetivos, está na hora de aprender a como organizar uma SIPAT diferente para que sua empresa tenha bons resultados pós evento. A Conceito Zen se preocupa com a organização e sucesso deste evento e preparou diversos artigos com dicas para lhe orientar com sua SIPAT. Desta forma, conseguimos lhe ajudar com dicas simples e diretas como você também pode realizar um evento que será lembrado com sucesso. Se você pretende fazer uma SIPAT diferenciada, acesse nossa página com sugestões de temas de palestras dinâmicas para SIPAT. São temas que envolvem todos os aspectos de nosso dia a dia e com muita interação e participação do público. Para temas como Qualidade de Vida, Sexualidade (DST/AIDS), Segurança no Trabalho e Motivação, desenvolvemos uma abordagem diferente com roteiro de teatro para SIPAT para estimular a interação dos funcionários.

Como documentar a realização da SIPAT?

É de suma importância que a CIPA registre em ATA todas as reuniões realizadas sobre a SIPAT, anexe lista de presenças das palestras e atividades ocorridas durante a semana para que se comprove a realização do evento durante a vigência da CIPA.

Existe algum mês específico para realizar o evento?

Não há nenhuma menção na NR 5 quanto a um mês específico para a realização do evento. Porém, é necessário que seja realizado durante a vigência dos membros da CIPA.

Abrir chat
Olá! Bem vindo ao nosso atendimento personalizado via Whatsapp! Caso tenha alguma dúvida ou esteja interessado em um dos nossos cursos ou avaliações, envie-nos uma mensagem agora mesmo que estaremos te respondendo em instantes!