Assessoria Ocupacional
Você já parou para pensar em como uma assessoria em saúde ocupacional pode facilitar sua vida? Ela é fundamental tanto para o bem-estar dos funcionários quanto para os resultados financeiros da empresa.
Uma gestão que não está atenta às doenças ocupacionais e acidentes de trabalho pode enfrentar, como consequência, além de perdas operacionais e de produtividade, longos processos cíveis e penais decorrentes de ações trabalhistas. Mas ninguém quer chegar a esse ponto, não é mesmo?
Assessoria em saúde ocupacional
A saúde ocupacional, como o nome já induz, lida com a saúde dos trabalhadores. A assessoria vai promover ações para:
- prevenção de doenças
- diminuição do absenteísmo
- redução de acidentes de trabalho
- aumento da satisfação, produtividade e qualidade de vida
- diminuição dos custos com plano de saúde
Em primeiro lugar, a assessoria em saúde ocupacional faz um levantamento do histórico da organização, compreendendo tudo o que já foi proposto e o que vem sendo realizado. A análise desses dados é o primeiro passo para a elaboração de um plano de ação eficaz.
Elaboração do plano de ação
Após compreender como a saúde da organização está, é verificada a legislação — conforme a NR-7 (norma que estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional — PCMSO), para analisar o que está sendo feito corretamente e o que precisa ser modificado.
A elaboração e coordenação do plano de ação, em conjunto com a área médica da empresa, vai apontar quais estratégias devem ser utilizadas e onde a assessoria poderá contribuir para a melhoria da saúde ocupacional, como, por exemplo:
- realização e melhor gestão dos dados extraídos dos exames clínicos ocupacionais — admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função e retorno ao trabalho;
- realização e melhor gestão das informações coletadas através dos exames médicos complementares e assistenciais;
- estudos de absenteísmo;
- Programa de Prevenção ao Abuso de Álcool e Drogas (PPAAD);
- treinamentos obrigatórios e de sensibilização a trabalhadores e gestores;
- gestão e operação de ambulatórios empresariais (terceirização) —
- administração, gestão e operação por parte de equipe especializada, formada por especialistas em medicina do trabalho, médicos assistentes e técnicos de enfermagem;
- atuação como assistente técnico em perícias médicas e previdenciárias.
Para facilitar ainda mais, os atendimentos são realizados na sede do cliente, na sede da empresa ou, dependendo do caso, em clínicas credenciadas.
Implantação e execução do plano de ação
Com uma análise completa de como a organização está lidando com a saúde ocupacional dos seus trabalhadores, é executado/implementado o plano de ação. Ele é o responsável pela criação de um passo a passo para alcançar os resultados estabelecidos, bem como a realização de objetivos e metas.
Com esse estudo, em conjunto com a empresa, são elaboradas estratégias proveitosas, tanto para o bem-estar dos funcionários quanto para os resultados da organização.
Dependendo da maturidade da organização e da complexidade do plano, existem vários formatos/modelos a serem seguidos como os mais simples 5W2H ou até mesmo o 3W2H, passando pelo plano de ação com tabela RACI, com tabela dinâmica utilizando uma planilha eletrônica e automatizando já algumas análises, passando por planos que são compatíveis com a escola oriental como Kanban ou Hoshin Kanri.
Mas, independentemente disso, a assessoria em saúde ocupacional vai auxiliar e acompanhar a execução do plano de ação, ajudando na busca dos melhores resultados.
Mensuração e monitoramento dos resultados
Não adianta apenas estudar a empresa, criar um planejamento estratégico e elaborar um plano de ação eficaz, se não houver a mensuração e o monitoramento dos resultados. Caso contrário, você terá apenas ações descritas em um papel sem acompanhamento e muita perda de tempo.
Além de verificar se as ações estão sendo concretizadas (monitoramento), é preciso estudar os resultados dessas ações. Com essa análise, é possível destacar as que deram certo ou não, as que precisam de aperfeiçoamento e as que precisam ser abortadas.
Resumindo, a assessoria em saúde ocupacional vai realizar um estudo sobre todas as ações necessárias e o que foi executado, apresentar os resultados alcançados e propor melhorias.