PCA
Programa de Conservação auditiva
É um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.

OBJETIVOS DO PCA
Melhorar a qualidade de vida do trabalhador
Identificar funcionários com problemas na audição
Diagnosticar precocemente as perdas auditivas
Adequar as empresas às exigências legais
Mais Informações
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é estabelecido pela norma regulamentadora nº 07 e a Portaria n.º 19/1998, ambas do Ministério do Trabalho e Emprego, que dispõe sobre as diretrizes e os parâmetros mínimos para a implementação do programa.
A empresa que aplica de forma correta o PCA tem um aumento da produtividade, devido à redução do estresse/fadiga do funcionário, diminui o índice de acidentes, a prática de políticas que visam saúde e segurança do funcionário faz com que a empresa seja respeitada e bem vista pela sociedade. Além disso, há a redução de gastos extras com novas contratações e treinamento, melhoria do relacionamento entre funcionários e redução de gastos com possíveis indenizações. Em suma, o PCA envolve um trabalho de vigilância epidemiológica, avaliações e intervenções sobre o efeito dos níveis de pressão sonora e outros agentes que podem provocar a surdez no trabalhador, juntamente ao trabalho de vigilância sanitária por meio do reconhecimento, antecipação e controle dos riscos para a saúde auditiva.