Perguntas e Respostas

Como informo mensalmente o número de empregados para o cálculo da fatura?

Mensalmente, junto com a fatura, a GV Clínicas envia o formulário RMAD – Relação Mensal de Empregados Admitidos e Demitidos – com os dados existentes naquela data.
Basta preenchê-lo corretamente e devolver para a GV Clínicas de sua localidade. Qualquer erro que for verificado deve ser informado no mesmo formulário RMAD.

O que acontece se eu não devolver o formulário RMAD – Relação Mensal de Empregados Admitidos e Demitidos?

Vamos realizar o faturamento do próximo mês, com base nos dados existentes. Portanto, se não houver modificação no quadro de empregados, não precisa devolver a RMAD.

Se eu esquecer de informar a demissão de um empregado o que acontece?

Vamos continuar faturando de acordo com as informações existentes até que a empresa nos informe a demissão. Se a demissão for feita através de uma consulta médica demissional, automaticamente o nome do empregado será excluído do quadro de ativos.

O que eu devo fazer para admitir um empregado?

O empregado deve fazer o exame admissional antes de sua admissão formal na empresa.

Quanto tempo antes da demissão posso fazer o exame médico demissional?

Com antecedência (5 dias) deve-se ligar para a GV Clínicas e marcar a consulta. Evite deixar para fazer o exame demissional no dia do acerto porque qualquer eventualidade poderia complicar o acerto trabalhista.

Qual a providência que devo tomar ao demitir um empregado?

Em primeiro lugar você deve verificar qual o “risco” em que a sua empresa está classificada (ver PPRA). Risco 1 e 2: se o empregado foi admitido ou realizou o último exame clínico a menos de 135 dias ou se Risco 3 e 4 o empregado foi admitido ou realizou o último exame clínico a menos de 90 dias, eles não precisam realizar o exame médico demissional. Se eles não estiverem enquadrados nas excessões acima, eles devem ser encaminhados para a GV Clínicas afim de fazer o exame admissional.

De quem é a obrigação de encaminhar e empregado para realizar os exames médicos ocupacionais?

Sempre será da empresa a responsabilidade para encaminhar o empregado para realizar os exames médicos.

O que é a “Carta de Convocação”?

É a forma que a GV Clínicas achou para “lembrar” à empresa que ela deve encaminhar os empregados para realizar os exames mas a responsabilidade da ação continua sendo da empresa.

E “Carta de Reconvocação”?

Aqueles empregados que são convocados para realizar exames médicos ocupacionais e não comparecem, são lembrados, através da “Carta de Reconvocação”, que o devem fazê-lo imediatamente.

O que fazer quando recebo as “guias de encaminhamento” para realizar exames?

Deverá encaminhar o empregado para o local indicado, de posse da guia de encaminhamento e somente após os resultados em mãos deve encaminhá-lo para realizar a consulta médica. O médico não o examina se não tiver com os resultados dos exames em mãos.

Se eu pedir uma informação à unidade GV Clínicas e não obtiver o retorno, o que devo fazer?

Comunicar-se com o Coordenador ocupacional ou com a Diretoria.

Onde devo guardar/arquivar os programas realizados pela GV Clínicas?

Você sempre deve deixar o programa ou uma cópia do mesmo na empresa ou frente de trabalho à disposição da fiscalização. No caso de obras fora da sede, deixar sempre no canteiro de obras. O fiscal pode autuar a empresa se não encontrar os programas no local.

Se ocorrer atraso na entrega dos programas o que devo fazer?

Ligar/comunicar-se com o Coordenador Ocupacional ou Diretoria.

Se a empresa for notificada ou autuada pela fiscalização, o que devo fazer?

Em primeiro lugar deve comunicar-se com a GV Clínicas de sua localidade, que avaliará o conteúdo da notificação/autuação e indicará as providências a serem tomadas. A empresa, entretanto poderá tomar as providências que quiser. Os recursos jurídicos serão sempre de responsabilidade da empresa. Se a empresa optar por pagar a multa, deve fazê-lo com até 10 dias para ter direito ao desconto de 10.

Para fazer um exame médico o que devo fazer?

Se for admissional, marcar a consulta, encaminhar o empregado através da “guia de encaminhamento à GV Clínicas” (guia amarela) com todos os campos preenchidos. Se for mudança de função, retorno ao trabalho ou demissional, encaminhá-lo também com a guia amarela. Se for periódico, e tiver a carta de convocação, encaminhá-lo com a guia que for anexa à carta.

O que é exame médico de “retorno ao trabalho”?

Sempre deve ser feito quando o empregado ficar mais de 30 dias fora da empresa, independente do motivo (doença, licença, etc). As férias não são consideradas.

Posso admitir um empregado e avisar à GV Clínicas que fulano foi contratado?

Definitivamente não. É indispensável pela lei, que o empregado faça o exame admissional antes de sua admissão.

Se eu esquecer de encaminhar o empregado para fazer o exame médico, a GV Clínicas poderá fazê-lo e colocar a data da admissão?

Não, os médicos da GV Clínicas somente atestam a capacidade laborativa do empregado, com a data do seu comparecimento na GV Clínicas.

Qual a diferença entre LTCAT e PPRA?

O LTCAT retrata a realidade dos agentes agressivos da empresa hoje e o PPRA, promove um planejamento da ação para minimizar ou neutralizar os efeitos dos agentes agressivos.
O PPRA identifica os riscos e os agentes agressivos à saude do trabalhador.
O LTCAT quantifica os agentes agressivos, determina a insalubridade e indica se dá direito à aposentadoria especial.

Quem é obrigado a fazer os Programas (PCMSO/PPRA/LTCAT/PPP)?

Todas as empresas que tenham empregados registrados, independente do número e tipo da atividade.

O que é exame médico de “mudança de função”?

Quando um empregado passa a desempenhar uma função na qual esteja exposto a um risco ambiental diferente daquele a que estava exposto, é necessário realizar o exames de “mudança de funções”.

Quando emitir uma CAT? Quem emite?

Sempre que ocorrer um acidente com o empregado durante a jornada de trabalho ou translado entre a residência e o trabalho. Qualquer pessoa pode emitir a CAT. Não é necessário que o médico a emita.

Dúvidas?

Se ainda restou alguma pergunta, entre em contato conosco!

Abrir chat
Olá! Bem vindo ao nosso atendimento personalizado via Whatsapp! Caso tenha alguma dúvida ou esteja interessado em um dos nossos cursos ou avaliações, envie-nos uma mensagem agora mesmo que estaremos te respondendo em instantes!